BSSG Assistência

O Brazilian Spine Study Group (BSSG) também presta assistência aos mais necessitados.

De 10 a 13 de dezembro de 2019, realizamos em Recife (PE) o primeiro Mutirão de Cirurgias de Escoliose da história de Pernambuco. Na ocasião, 23 crianças e adolescentes, de 10 a 17 anos, tiveram a oportunidade de corrigir o problema, por meio de intervenções cirúrgicas.

O mutirão foi realizado em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) e os procedimentos foram realizados no Hospital Otávio de Freitas (HOF), localizado na Zona Oeste do Recife.

O objetivo da ação foi minimizar a fila de espera do Sistema Único de Saúde (SUS) beneficiando pacientes carentes com a intervenção cirúrgica, que ajudou a corrigir e impedir a contínua progressão da deformidade.

No total, participaram do mutirão, além dos seis membros fundadores do BSSG, 11 cirurgiões visitantes e 14 residentes de Ortopedia do Hospital Otávio de Freitas, que também contribuiu com a participação de mais 48 profissionais de saúde, entre enfermeiras, técnicos de enfermagem, farmacêuticos, técnicos de Raio-X, maqueiros e auxiliares de serviços gerais. Além disso, cinco médicos neurologistas acompanharam todas as cirurgias e fizeram monitorização medular transoperatória, procedimento que aumentou ainda mais a segurança dos procedimentos.

Foram utilizados 528 quilos de material, sendo 458 parafusos implantados, 46 hastes, quatro crosslinks, nove aquamantys e doze sistemas de banda sublaminar.

A Escoliose é uma deformidade vertebral acima de 10 graus quando se olha a coluna de frente, que tem como características os ombros desnivelados, cintura assimétrica e é comum um lado das costas ficar mais alto do que o outro quando se inclina o ombro para a frente.

Pode acometer crianças e adolescentes na fase pré-puberal levando a deformidades da coluna vertebral e, consequentemente, do tronco que trazem sequelas irreversíveis para órgãos e sistemas vitais, como o cardiorrespiratório e o neurológico, quando não tratadas em tempo hábil. Acomete cerca de 3-4% da população, sendo mais frequente em meninas na proporção de 7:1 em relação a meninos.

Empresas patrocinadoras:

Todos os direitos reservados a BSSG

Feito com ❤ pela P2 Studio Criativo