BSSG Científico

O Brazilian Spine Study Group (BSSG) está se preparando para lançar uma Plataforma para Gerenciamento de Banco de Dados das cirurgias de coluna realizadas no Brasil. Com ele, os cirurgiões de coluna terão uma plataforma para armazenar e analisar informações sobre patologias, cirurgias, complicações e a qualidade de vida de pacientes submetidos a procedimento envolvendo a área da cirurgia da coluna.

 

A intenção do Banco de Dados do BSSG é permitir aos cirurgiões de coluna produzir ciência com o mais alto padrão de qualidade e com a possibilidade de ter acesso a dados de procedimentos realizados em diversos locais do Brasil.

Esses estudos poderão levar ao desenvolvimento de algoritmos de predição de complicações, avaliação de custo-efetividade de procedimentos cirúrgicos, taxa de complicações, demografia e incidência de patologias da coluna.

 

Como funciona:


– O Banco de Dados é estruturado na plataforma RedCap, que é um software desenvolvido na universidade de Vanderbilt (EUA) e hoje é utilizado por diversas instituições de pesquisa e desenvolvimento por todo o mundo (RedCap.org).
– O RedCap atende as mais altas certificações de segurança e proteção. São aderentes a HIPAA (Health Insurance Portability and Accountability Act) e a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).
– Os médicos poderão aderir a participação no Banco de Dados e então poderão lançar informações de seus procedimentos cirúrgicos (toda e qualquer informação só poderá ser lançada se o paciente preencher o Termo de Consentimento para Armazenamento dos Dados).

 

Vantagens de uso do Banco de Dados:


– Permite a união de dados de diversos centros de pesquisa;
– Relatórios individuais sobre os dados inseridos pelo seu centro de pesquisa, permitindo avaliação simples e didática da qualidade dos procedimentos que o cirurgião está realizando;
– Realização de estudos com grande quantidade de dados. Permitindo estudos de grande impacto científico;
– Benchmarking: Relatórios em períodos determinados sobre as práticas de todos os cirurgiões envolvidos no Banco de Dados;
– Criação de uma comunidade com foco em ciência e desenvolvimento com foco exclusivo na Cirurgia da Coluna;
– O Banco de Dados terá interface simples e leve, que permite sua utilização em navegadores da web, com total segurança.

Todos os direitos reservados a BSSG

Feito com ❤ pela P2 Studio Criativo